segunda-feira, 28 de março de 2016

PSE: Programa de Saúde na Escola

PROJETO DENGUE: VAMOS ACABAR COM ISSO, DIGA SIM A SAÚDE


O ano de 2016 começa com aumento nos casos de Dengue em relação ao ano de 2015. Tendo em vista a epidemia que assola só não o município, mas todo, país, e a necessidade de esclarecimento a população escolar, torna-se de alta relevância a este projeto.

      Este projeto está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, que nesta oportunidade leva a comunidade escolar, palestras sobre a Dengue e as doenças causadas pelo seu mosquito transmissor, o Aedes aegypti, como também a peça teatral produzidas pelos agentes comunitários de saúde.

     A culminância do projeto será amanhã dia 29  de março, e contará com uma gincana interativa entre as escolas da cidade, envolvendo provas sobre a prevenção da dengue e o do mosquito Aedes.

terça-feira, 22 de março de 2016

Posse dos Novos Concursados do Municipio

   
 
   Participaram da posse das novas concursadas da Secretaria Municipal de Saúde, o prefeito Naldinho e a Secretaria Dailva Bezerra. Os cargos de posse foram de Enfermeira, Fisioterapeuta e Agente de Vigilância Ambiental.

Capacitação do Programa Telessaúde

       


   O ministério da saúde através da secretaria municipal de saúde realizou capacitação do Projeto Telessaúde, esse projeto é uma iniciativa instituída em âmbito nacional pelo Ministério da Saúde, desde 2007 mas chegou ao RN em 2009 através da UFRN, para fortalecer e ampliar as ofertas de Educação Permanente em Saúde para os profissionais e trabalhadores do SUS utilizando tecnologia de comunicação e informação. Além disso o programa também ajuda no trabalho de  notificações e acompanhamento das infestação do AEDES AEGYPTI , desta capacitação participou todas as equipes da Atenção Básica. 

Saúde na Escola

 


      Ação realizada no dia 16 de Março na Escola Maria Luiza na comunidade cabaço no projeto saúde na escola juntamente com a equipe do teatro, onde foi apresentado a peça "Agentes em ação contra a dengue". Além da apresentação teve neste mesmo dia orientações sobre o mosquito Aedes e as doenças que ele pode causar. Esta ação foi desenvolvida pela equipe  lV da estratégia saúde da família do cabaço através da Secretaria de Saúde de São Paulo do Potengi.

quarta-feira, 9 de março de 2016

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu no dia 08 de Março diversas ações em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

     Em 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou o dia 8 de março como o dia internacional da mulher. Mais do que uma comemoração feminina, essa data tem por objetivo discutir o papel da mulher na sociedade atual. Durante esse mês, há campanhas por todo o Brasil estimulando o auto-cuidado e a saúde da mulher. Estar atenta aos sinais do seu organismo e manter hábitos saudáveis podem ajudar tanto na prevenção quanto no diagnóstico precoce de doenças.
   A Secretaria Municipal de Saúde, com apoio do governo municipal, realizou uma programação especial em suas unidades de saúde para comemorar este dia tão especial.
No CEMTRAF ocorreu uma manhã de palestras e ações em beneficio a saúde e bem estar da mulher. Foram realizadas palestras sobre câncer de colo de útero e mama, sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti causador de doenças graves como Dengue, Zica, febre Chikungunya e microcefalia. Orientações posturais com a fisioterapeuta, alongamentos e massagens corporais, finalizando com a realização de testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites, totalizando 144 testes.
Esteve presentes na ação o NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), as Equipes de Saúde da Família e SAE Potengi (Serviço de Atenção Especializada).

     A Unidade de Saúde Santa Clara, localizada no bairro de Nossa Senhora Aparecida, comemorou este Dia Internacional da Mulher, realizando palestras sobre higiene oral (saúde bucal), sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti causador de doenças graves como Dengue, Zica, febre Chikungunya e microcefalia, acompanhamento e demonstração do uso Acupuntura na saúde.Finalizando com sorteio de brindes e coffee Break.
      Todas essas ações visam garantir a continuidade do trabalho de uma unidade de saúde premiada pelo Ministério da Saúde através do PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica) promovendo cuidado e proteção à saúde da população.


       Mais um evento em alusão ao Dia Internacional da Mulher foi realizado na Unidade de Saúde Francisquinha Fonseca, localizada no centro da cidade, onde foi ofertado orientações sobre saúde bucal, prevenção ao câncer de colo de útero e de mama, planejamento familiar, finalizando com a realização de testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites.

segunda-feira, 7 de março de 2016

Palestra Sobre a Diarreia e Virose da Mosca

   


   Foi realizado na segunda feira dia 29 de Fevereiro na Policlínica Dr. Raimundo Dagmar Fernandes palestra sobre a virose da mosca em que os agentes transmissores dessa doença podem ser vírus ou bactérias que são transportadas pelas moscas. A palestra também abordou a Diarreia que é uma doença muito comum que consiste na evacuação de fezes líquidas de forma frequente e sem controle.
  Esta ação foi realizada pelas enfermeiras Kivia Lidiane e Marta Silvaneri na Policlínica    Dr. Raimundo Dagmar Fernandes através da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo do Potengi.

quinta-feira, 3 de março de 2016

ORIENTAÇÕES PARA CASOS DE DIARREIAS

     A Coordenação de Vigilância em Saúde da SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE orienta as pessoas a ter cuidado no consumo e no preparo de alimentos, como forma de prevenir a ocorrência de doença diarreica aguda, que é causada por micro organismos (vírus, bactéria e parasitas) presentes no lixo, fezes humanas e animais e veiculado por moscas.
   A doença se caracteriza pela presença de diarreia, mal-estar geral, dor abdominal, náusea, vômito, febre e, em alguns casos, desidratação. A transmissão ocorre pelo consumo d´água e alimentos contaminados por moscas, fezes humanas ou animais, água contaminada das chuvas ou por contato pessoa a pessoa.
   Como o aumento do número de casos de diarreia é recorrente no verão, e destacamos algumas recomendações para prevenir o aparecimento de doenças transmitidas por alimentos:

    * Beber sempre água potável. Não usar água de fonte não confiável. Se necessário ferver a água antes de consumi-la;
    * Ter muito cuidado com a água utilizada no preparo da alimentação das crianças com menos de um ano;
    * Não consumir alimento que teve contato com água das chuvas;
    * Lavar as mãos antes e depois de qualquer atividade, especialmente depois que usar o sanitário;
    * Lavar as mãos antes das refeições;
    * Lavar panos para secar utensílios e superfícies que foram atingidos de chuvas;

    * Lavar todos os utensílios e superfícies que tenham contato com alimentos;
    * Lavar bem as mãos antes de preparar os alimentos;
    * Guardar os alimentos em recipientes bem fechados;
    * Limpar bem a caixa d'água, com hipoclorito de sódio, se houver invasão ocasionada por água de chuvas;
    * Higienizar os alimentos crus antes de seu consumo, com água potável e hipoclorito de sódio;
    * Manter os depósitos de lixo tampados;
   * Manter os restos de alimentos destinados para alimentação de animais em depósitos
© Blog Saúde em Foco
logo