sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Palestra com os Vendedores Ambulante do Carnaval

             
                                                                                   

               A Vigilância Sanitária Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde realizou uma palestra junto com orientações aos ambulantes que irão trabalhar no carnaval de 2016, sobre a responsabilidade na manipulação, preparo e comercialização dos alimentos que serão vendidos durante a folia, para evitar danos aos foliões e população em geral, no momento foram distribuídos kits com Hipoclorito de Sódio (2,5%) e toucas para a higienização do local de trabalho.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Programa de Assistência ao portador de Glaucoma 27/02

       
         Neste dia 27 de Janeiro através da Secretaria Municipal de Saúde e a prefeitura municipal de São Paulo do Potengi, foram encaminhados a santa cruz 64 pacientes para o tratamento do glaucoma e o recebimento de seus respectivos colírios. inclusive também 15 pacientes foram para a procedência do exame de Campimetria.Ésta é mais uma ação da saúde,com realização de nossa secretária Dailva Bezerra e nosso prefeito Naldinho.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Ação de Carnaval da Secretaria de Saúde de São Paulo do Potengi

        
Preservativos e materiais Educativos
                     No Carnaval de 2016 será realizada uma Blitz educativa através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o DETRAN que acontecerá na sexta feira dia 05 de Fevereiro, além disso também será montada no Centro da cidade  uma tenda de testagem para os testes de HIV, Sífilis, e Hepatites  B e C com Orientação pré e pós teste, nesta oportunidade também vai ser entregue materiais educativos alusivo as DST's(AIDS, Sífilis, e Hepatite Virais) e uma bolsa porta  preservativo com o slogan "PREVINA-SE, USE CAMISINHA".
           Durante os dias de festa do Carnaval será distribuído preservativos pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) infiltrados na folia com a entrega dos materiais aos foliões, e nesses dias também será montada uma tenda no Pavilhão do Povo para a entrega de preservativos e materiais Educativos sobre as Doenças Sexualmente Transmissível.
           Na zona rural  sera feito um Fuzaço animado com carro de som, com equipes em trajes carnavalesco chamando os jovens adolescentes para acompanhamento de palestras e distribuição de preservativo e gel lubrificante dentro do porta preservativo, e nos postos de Saúde serão realizados os testes rápido de  Sífilis e HIV.
Preservativos e materiais Educativos

A Vigilância Sanitária de São Paulo do Potengi Realizando ações

Dra Julânia verificando produtos
Tec. verificando a água
      

















        A Secretaria Municipal de Saúde através da Vigilância Sanitária Municipal,  com técnico Marcos Nascimento, verificando a qualidade da água utilizada nos alimentos de bares e restaurantes.  A técnica zootecnista dra. Julania verificando a validade dos produtos alimentícios nos supermercados, passando orientações educativas e recolhimento dos produtos vencidos. É a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo do Potengi,  cuidando da saúde das pessoas,  este é um novo tempo que cada dia constrói mais cidadania.



terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Realização de consultas Oftalmológicas

           

 
   








      Drª. Débora Cabral e paciente
                   26/01/2016

















           
  Foram realizadas nesta terça-feira dia 26 de Janeiro de 2016 através da Secretaria de Saúde de São Paulo do Potengi Consultas Oftalmológicas com 42 pacientes, Na clinica da visão que fica na Rua Potengi no Centro de nossa cidade. As consultas foram realizadas pela Medica Oftalmologista Dra. Débora  Cabral.

A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZA AÇÃO EM SAÚDE DO TRABALHADOR.

26/01/2016


          A Secretaria Municipal de Saúde através do Nasf realizou na manha do dia 26/01 uma palestra para os Agentes Comunitários de Saúde sobre Saúde do Trabalhador. Com a participação da Psicóloga, Fisioterapeuta, Assistente Social, Nutricionista e estagiárias do Nasf. Momento muito importante para o desenvolvimento do trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde. Parabéns a todos envolvidos.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Programa de Assistencia ao Portador de Glaucoma

















                                                                  

A secretaria municipal de saúde de São Paulo do Potengi encaminhou Ontem  dia 16 de Janeiro de 2016 para clinica Oftalmed em Santa Cruz 42 pacientes acompanhados pela técnica de enfermagem Kátia Maciel para o Programa de Assistência ao Portador Glaucoma que foram avaliados e receberam seus colírios.  Todos foram em ônibus cedidos pela prefeitura municipal.  Esta ação só está sendo possível pela sensibilidade e responsabilidade do prefeito Naldinho.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Secretaria Municipal de Saúde Realiza Cirurgia de Pterígio (Vilidia no Popular)



















O Pterígio é uma massa ou carne vermelha fibrovascular da conjuntiva de forma triangular que se estende do ângulo interno (nasal) do olho em direção à córnea. Não é infeccioso, mas pode afetar a visão. Pode ser tratado através de remoção cirúrgica.


A remoção cirúrgica é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo do Potengi, e no dia 19 de Janeiro de 2016 foram encaminhadas 12 pessoas para a operação da cirurgia de Pterígio Pela Secretaria de Saúde na Clinica da Visão com Dr. Rafael.

PROJETO de Acupuntura da UBS-Santa Clara

     

          A Secretaria Municipal de Saúde de São paulo do Potengi através da Unidade Básica de Saúde Santa Clara apoiada pelo Núcleo de Apoio a Saúde da Família, com o desenvolvimento da enfermeira Elivania Francini, a Fisioteraupeta Raissa Chagas e a Nutricionista Yulle Bezerra Cavalcante, desenvolveram um Projeto que aborda orientação alimentar, orientação de atividades físicas e o tratamento de Acupuntura para o grupo de pacientes com sobrepeso da área. O acompanhamento será feito a cada quinze dias com o tratamento de Acupuntura, uma vez no mês com a Fisioterapeuta e a cada três messes as pacientes serão acompanhadas pela nutricionistas e são reavalidas para a observação dos resultados.  

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Vigilância Ambiental Intensifica Trabalho Educativo em Instituições Municipais



Supervisor Elielson Viera Fixando Cartaz
18/01/2016


      O supervisor da Vigilância Ambiental Elielson Viera está afixando cartazes educativos do combate ao mosquito Aedes aegypti em varias instituições do município de São Paulo do Potengi, o referido cartaz traz informações de como evitar a proliferação do vetor.
      Essa é mais uma ação da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo do Potengi e da vigilância Ambiental deste Município sobre a coordenadoria de Pedro Florenço.

Coordenador da Vigilância Ambiental concede entrevista para poulação Potengiense

Apresentador Silvério Alves e Coordenador de Vigilância Ambiental Pedro Florenço
18/01/2016

    O Coordenador da Vigilância Ambiental Pedro Florenço através da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo do Potengi, concedeu na noite de ontem entrevista para o programa Destaque Politico do Apresentador Silvério Alves na Rádio Potengi, o mesmo repassou informações importante para a população acerca da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.
     Vale salientar que esta luta é de todos e precisamos redobrar os cuidados na prevenção dos focos encontrados em nosso município.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Realização de Ultrassonografia na Policlínica Dr. Raimundo Dagmar Fernandes

            A ultrassonografia ou ecografia é um método diagnóstico muito recorrente na Medicina que utiliza o eco gerado através de ondas ultrassônicas de alta frequência para visualizar, em tempo real, as estruturas internas do organismo.
        A secretaria Municipal de Saúde através da Policlínica Dr. Raimundo Dagmar Fernandes (Juremal),realizou no dia 14 de Janeiro de 2016 exames de ultrassonografias: Obstétrica, Abdominal total, Vias Urinarias, Mamaria, Transvaginal, Pélvica e Tireoide.

                                                                          
                       Pacientes da Ultrassonografia
                           14/01/2016

Atendimento de Pré-Natal de Alto Risco

        A Rede Cegonha, preconiza que a região tenha uma referência para o Pré-Natal de alto risco (quando a Atenção Básica avalia que a gravidez precisa de mais atenção e que poderá ser de risco), a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo do Potengi, oferece este serviço na policlínica Dr. Raimundo Dagmar Fernandes. Com a profissional Dr. Eneida (Ginecologista e Obstetra). Pois este serviço deixou de ser oferecido pelo Hospital Regional de São Paulo do Potengi.
Pacientes para o Pré-Natal de Alto Risco
14/01/2016
Dr. Eneida (Ginecologista e Obstetra)
14/01/2016

Endoscopia na Policlínica Dr. Raimundo Dagmar Fernandes

            Dor de estômago, refluxo e azia são alguns sintomas que não dão trégua a algumas pessoas. Apesar de a causa normalmente ser uma alimentação inadequada, esses podem ser sinais de doenças mais graves, como gastrite, inflamações ou mesmo tumores. O exame que identifica essas doenças é a Endoscopia, um procedimento de alta complexidade que analisa a mucosa do esôfago, estômago e a primeira parte do intestino delgado. Ele é feito usando um tubo sensível (endoscópio) que possui na ponta um chip, responsável por capturar as imagens do sistema digestivo, como uma câmera.  
Dr. Bernardo e Maria Aparecida
Sala do Exame
18/01/2016

 A policlínica Dr. Raimundo Dagmar Fernandes através da Secretaria Municipal sobre a coordenadoria de Maria Aparecida realiza os exames de Endoscopia com o Dr. Bernardo sendo com o único município da V região que realiza o exame em seu próprio município oferecido pelo Sistema Único de Saúde de São Paulo do Potengi.

Pacientes para Endoscopia
Fila do exame
18/01/2016



Referencia: http://www.minhavida.com.br/saude/materias/16382-endoscopia-tire-nove-duvidas-sobre-o-exame-que-detecta-refluxo-e-gastrite

domingo, 17 de janeiro de 2016

Programa de Assistência ao Portador de Glaucoma

             No dia 13 de Janeiro de 2016, através da Secretaria de Saúde de São Paulo do Potengi, foram encaminhadas 40 pessoas do Programa de Assistência ao portador de Glaucoma para a cidade de Santa Cruz na clinica Oftalmed, acompanhados pela Técnica de enfermagem Katia Maciel, para a consulta e a entrega dos colírios para o Glaucoma, com um transporte cedido pela prefeitura municipal de São Paulo do Potengi, fazendo com que fosse possível realizar esta ação.


 








 


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               

     Os Pacientes que fazem parte do Programa de Assistência ao Portador de Glaucoma, por favor passar na Secretaria de Saúde para colocar o nome completo e o numero de contato para a lista de acompanhamento.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Mudança no Calendário de Vacinação

         

       Já está valendo o novo calendário de vacinas proposto pelo Ministério da Saúde que alteram o esquema vacinal contra HPV, poliomielite (Paralisia Infantil), meningite e pneumonia. Em São Paulo do Potengi, os Profissionais das Unidades Básicas de Saúde já foram capacitados para se adequarem ao novo Calendário Nacional de Vacinação. Segundo a Coordenadora da Atenção Básica, a Enfermeira Elisa Alves, trata-se de mudanças rotineiras motivadas pela alteração da situação epidemiológica e por atualização na indicação de vacinas. As alterações aconteceram, principalmente, no número de doses.



Conheça o novo Calendário Nacional de Vacinação:

Apresentação da Carta da Saúde 2015 aos Cidadãos Potengienses



Ontem, dia 13/01/2016 na Câmara Municipal de Vereadores aconteceu a Apresentação da Carta da Saúde 2015 para os Coordenadores dos Serviços de Saúde de São Paulo do Potengi, Prefeito, Vereadores, Secretários Municipais e população em geral. Na ocasião a Secretária de Saúde Dailva Bezerra divulgou as Ações, atendimentos, procedimentos e marcações de consultas realizadas em 2015. “A Carta de Serviços ao Cidadão Potengiense trata-se de um documento que a Secretaria Municipal de Saúde visa prestar informações referentes aos serviços oferecidos no âmbito do Município de São Paulo do Potengi e serve para mostrar o imenso empenho nesta salutar tarefa endereçada a população deste município”, ressaltou a Secretaria de Saúde Dailva Bezerra.

Blog Saúde em Foco



      Falar de saúde de um jeito simples e descomplicado. Saúde pública para todas e todos. Assim nasceu a proposta do Blog Saúde em Foco da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo do Potengi. Espaço criado para a promoção do Sistema Único de Saúde (SUS) de uma forma mais acessível, diversa e plural que possa informar o cidadão sobre os mais variados assuntos que envolvam a área da saúde. Aqui, vamos divulgar notícias, dicas, cursos, palestras e eventos da área de saúde de São Paulo do Potengi/RN. O lançamento do BLOG “SAÚDE EM FOCO” aconteceu ontem, 13/01/2016, na Câmara Municipal de Vereadores na presença de diversas autoridades, profissionais de Saúde e população em geral. Para o prefeito José Leonardo (Naldinho), o blog foi um grande avanço da Secretaria Municipal de Saúde, pois através dele as noticias da Saúde Municipal além se serem divulgadas pelas rádios, também ganharão espaço na internet. O mesmo parabenizou a Secretária Dailva Bezerra e sua equipe pela louvável iniciativa. 


© Blog Saúde em Foco
logo